Guarujá aciona contingência da Defesa Civil após forte chuva e entra em estado de atenção

Acumulado chegou a 122 mm em 24 horas; sirene foi acionada na Barreira do João Guarda e Prefeitura abriu pontos de apoio

A Prefeitura de Guarujá acionou, nesta quinta-feira (5), a equipe de contingenciamento da Defesa Civil por causa do grande volume de chuva registrado desde a madrugada. Em 24 horas, o acumulado chegou a 122 mm, com 108 mm nas últimas três horas, segundo informações oficiais. O Município entrou em estado de atenção e houve registro de alagamentos em diferentes pontos, com impacto no trânsito de veículos.

Para reforçar a resposta, a administração municipal colocou secretarias em prontidão, incluindo Operações Urbanas (com maquinário), Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social e Defesa e Convivência Social, com ações de monitoramento, atendimento e apoio à população.

Como medida preventiva, foi acionada a sirene de alerta instalada na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, na área próxima ao Morro da Barreira do João Guarda. Moradores foram orientados a deixar as casas e permanecer em abrigos até cessar o risco, procedimento adotado em situações de possibilidade de deslizamentos.

As equipes também monitoram regiões que exigem maior atenção, como Morro do Macaco, Morro do Engenho, Morro do Bil e Vila Baiana. No Morro da Baiana, foi registrado um pequeno deslizamento em área já interditada e sem moradores, de acordo com a Prefeitura.Pontos de apoio disponibilizados: Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado (Av. Veraneio, 1 – Balneário Guarujá); Escola Municipal Herbert Henry Dow (Rua Uruguai, 950 – Balneário Guarujá); Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues (Av. Atlântica, 1516 – Balneário Cidade Atlântica); Escola Estadual Paulo Clemente Santini (Rua Mario Malheiros, 1 – Jardim Praiano); e N.E.I.M. Agripina Alves de Barros (Rua Mario Malheiros, 205 – Jardim Praiano).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *